top of page
A Cia Claquê, companhia de sapateado americano de Porto Alegre é a primeira companhia dessa arte a ser fundada no Rio Grande do Sul. Tem como diretora a professora, coreógrafa, cenógrafa, figurinista e produtora cultural Glenda Duarte.
A Cia iniciou seus trabalhos no ano de 2006, como o antigo “Grupo Étoile”, o qual já produziu diversos trabalhos, tanto para o público infantil, como para o público adulto, com apresentações no Teatro CIEE, Teatro do SESC, Cais do Porto e Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre/RS – e Tabuleiro aos Cubos (Grupo Étoile, 2010, 2012 e 2013) – Teatro Renascença, realizou a temporada do espetáculo PéSsoa (2016) e em o espetáculo de sapateado contemporâneo "O Verso do Avesso". (2017)
A Cia Claquê faz parte do show Guri de Uruguaiana 2: A missão. E Hoje tem Espetáculo, para crianças de todas as idade 2006 - 2014 com remontagem e estreia em outubro 2019.
Caroline Bazzo, Camila Figueira, Aline Andrade, Anne Luyse Boeck, Laura Peres
Espetáculos da Cia Claquê
"Hoje tem espetáculo!"
O espetáculo de sapateado americano, denominado "Hoje tem espetáculo", foi montado no ano de 2006, logo quando Glenda retornou da Suíça, findando seu intercâmbio na área de cultura, onde ministrava aulas de sapateado no teatro local. Unindo a técnica excepcional da Cia Claquê com o Circo Teatro, a história conta como Tirilingo e Pirulão conheceram e se encantaram pelo mundo mágico do circo.
Este espetáculo traz a história do circo brasileiro através das músicas que fizeram parte da origem dos circos no país e da sonoridade do sapateado, o projeto possibilita uma fantástica viagem ao mundo circense. Tudo começa com os personagens centrais Tililingo e Pirulão, dois amigos que ao notarem a movimentação do público entrando em um circo, entusiasmam-se em conhecer, e entram nesse mundo mágico. Conhecem então Serafim, o apresentador do circo. A partir desse encontro inicia a descoberta dos nossos personagens sobre as atividades do circo, seus artistas, equilibristas, palhaços e toda a magia envolvida. Eles ficam tão encantados com a vida circense, que, ao chegar a hora de abaixar as lonas e o circo partir, Tililingo e Pirulão decidem ir embora junto, tornando-se palhaços.
"Hoje tem espetáculo" | 2006/2019
Foto Claudio Etges e Marina Gonzalez
"O Verso do Avesso"
"O Verso do Avesso" - 2017/2018
Um experimento cênico combinando vozes, fragmentos, jogos de cena e de luz, música e poesia em uma composição contemporânea de sapateado americano. O elenco da companhia, com exímio domínio técnico do sapateado, expõe-se desta vez ao risco em busca da fuga do óbvio em um trabalho que mescla repetições, apagões, memórias, trejeitos, euforias, ritmos e disritmias. O espetáculo da companhia convida o público ao avesso do verso, a pensar-se inversamente no jogo rítmico que compõe O Verso do Avesso. Um espetáculo ousado aproximar-se de um sapateado que exiba mais do que a técnica, que trate da poesia da vida, ou que se faz de vida ao poetizar com os pés os versos adversos da própria poesia vivida.
O Verso do Avesso
O Verso do Avesso
O Verso do Avesso
O Verso do Avesso
1/8
Fotografia Cláudio Etges
"Pé Ssoa"
Pé Ssoa: Os pés soam e ressoam. Os corpos desfilam personagens, tipos sociais: pessoas. Aliando-se à trilha musical contemporânea brasileira, são gestos, figuras, corpos em movimento, passos ritmados, compassos marcados. Podemos ver, ouvir, sentir: talvez. A representação do nós, do eu, do outro. Pessoa. Pessoas. Pé soa...Pés soam. Sons, seres e serás. A vida anunciada através dos ouvidos, através de pés, através de pessoas que soam, pés que soam, Pé Ssoas. Personalidades, facetas de vários indivíduos que, com suas peculiaridades, compõem um pouco de cada um de nós... ou dos que conhecemos. Fragmentos de sensações, privilégio da técnica em que os sapatos completam as músicas, um convite à ludicidade da vida, dos tipos, da poesia ritmada do sapateado.
"PéSsoa" - 2016
Participação em Shows
"Guri de Uruguaiana 2: A Missão"
"Guri de Uruguaiana A Missão 2" - 2017
No ano de 2016, Jair Kobe, humorista gaúcho, convidou a Cia Claquê a participar do seu novo show que tinha estreia marcada para daqui três meses no grandioso Theatro São Pedro.
A música escolhida foi "The Singing in the rain" ritmada pela gaita gaúcha. Assim, montamos a coreografia "Cantando na Chuva" com um sapateado clássico, leve e divertido. Colocamos o Guri para sapatear e resultado é contagiante. Três anos de temporada nos meses de abril e setembro, com diversas apresentações no interior do estado, atingindo um público de milhares de pessoas.
"Bah, chê! Mas que falta de opção!"
1/1
Direção Glenda Duarte
Telefone WhatsApp 51. 99942 7780
sapateado, união, força, beleza, sorte, reconhecimento, técnica, amizade, prêmio, vontade, diversão, amor
bottom of page